Uma das frutas mais populares do Amazonas, o tucumã, vem sendo utilizado para ajudar a prevenir e a tratar a diabetes, pois ela é rica em ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue.

Além do ômega-3, o tucumã também é rico nas vitaminas A, B1 e C, tendo um alto poder antioxidante que é responsável por prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico. Essa fruta pode ser consumida in natura ou na forma de polpa ou suco, sendo muito utilizada na região norte do Brasil.

Os principais benefícios do tucumã para a saúde são:

Fortalecer o sistema imunológico;
Combater a acne;
Melhorar a circulação sanguínea;
Prevenir a disfunção erétil;
Combater infecções por bactérias e fungos;
Prevenir câncer e doenças cardiovasculares;
Diminuir o colesterol;
Combater o envelhecimento precoce.

Além desses benefícios, o tucumã também é usado como ingrediente de produtos de beleza como cremes hidratantes, loções corporais e máscaras para hidratar os cabelos.

Informação nutricional

A tabela abaixo traz a informação nutricional para 100 g de tucumã.

Nutriente Quantidade
Energia 262 kcal
Carboidratos 26,5 g
Proteínas 2,1 g
Gorduras saturadas 4,7 g
Gorduras monoinsaturadas 9,7 g
Gorduras poli-insaturadas 0,9 g
Fibras 12,7 g
Cálcio 46,3 mg
Vitamina C 18 mg
Potássio 401,2 mg
Magnésio 121 mg

O tucumã pode ser encontrado in natura, como polpa congelada ou na forma de um suco chamado de vinho de tucumã, além de também poder ser usado em receitas como bolos e risotos.

Outra fruta da amazônia que também é rica em ômega-3 é o açaí, funcionando como um anti-inflamatório natural para o organismo.

Fonte: noamazonaseassim.com.br