Todos os anos, no dia 24 de junho, o curralzinho do boi do povão em Parintins, recebe torcedores que relembram a promessa que Lindolfo Monteverde fez a São João Batista.

Este ano, porém, a tradicional ladainha, que acontece antes do bumbá seguir pelas ruas da Baixa de São José, será realizada nesta quarta-feira, dia  22. Isso porque o Festival Folclórico de Parintins 2016 começa exatamente na sexta-feira, dia 24.

“Não podemos quebrar a tradição e por isso, este ano, por conta do festival, que começa justamente dia 24, resolvemos antecipar a ladainha para o dia 22”, comentou Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde – fundador do Garantido.

Ainda na adolescência, para se livrar de uma malária, Lindolfo Monteverde prometeu a São João que se ficasse curado levaria o boi para as ruas todos os anos enquanto estivesse vivo e foi assim que surgiu o Garantido. E agora, sem Lindolfo, dona Maria do Carmo tenta manter viva a promessa do pai ao lado dos fiéis torcedores apaixonados pelo bumbe encarnado.

A ladainha começará às 17hs, nesta quarta-feira, no curralzinho do Garantido e após a reza, o boi seguirá em festa pelas ruas da Baixa de São José.

Da redação, Emiliana Monteiro