A torre da empresa de telefonia MultiPlay, instalada na rua Paraíso, no bairro Djard Vieira, virou para cima de uma casa na rua Paraíso, causando susto em uma família vizinha. O fato aconteceu por volta das 11 horas da manhã de sábado, 18 de agosto.

Foto: Liam Cavalcante

O incidente aconteceu no momento em que a equipe técnica da empresa fazia a manutenção nos equipamentos da torre.

De acordo com o proprietário da MultiPlay, Marcelo de Paulo, a quebra da torre de 48 metros se deu, provavelmente, devido a uma pressão no momento do ajuste dos cabos de aço para a fixação da antena.

“Nós colocamos cabos para sustentar a antena. Em um momento de pressão, o rapaz puxou para deixá-la sem movimento e ela acabou cedendo. Deve ser alguma coisa em relação à solda. A torre tinha 48 metros de altura e vamos removê-la totalmente daqui, por não ter condições de instalação. Temos mais duas torres em Parintins, inclusive, uma fica dentro de casa há mais de 10 anos. É a primeira vez que isso acontece”, comentou o diretor da MiltiPlay.

De acordo com a senhora Ilciane Farias Simas, que teve a casa atingida pela torre que desabou, houve apenas a quebra de algumas telhas, pois uma mangueira no quintal da residência amorteceu o impacto da queda e evitou que o prejuízo fosse maior.

“O danos foram mais emocionais. Nós estávamos conversando em família e ouvimos um barulho muito alto. Pensei que fosse a mangueira que estava caindo. Fiquei muito preocupada com minha família, com minhas filhas e com meu sogro. Quando essa torre começou a ser erguida a gente ficou com muito medo. Ela balançava muito, principalmente quando chovia e ventava. E agora, sem chuva, sem vento e sem nada, ela caiu”, disse a moradora.

Os proprietários da empresa de telefonia MultiPlay asseguraram que irão repor todos os prejuízos causados à família vizinha e vão substituir a torre.

Foto: Liam Cavalcante

Os moradores próximos do local afirmaram que irão realizar um abaixo-assinado cobrando a retirada, em definitivo, da torre.

Todos ficam abalados psicologicamente, mas o proprietário da casa, Reinaldo Carneiro, foi o que mais sentiu o impacto. Ele chegou a passar mau e em seguida foi socorrido por familiares.

O aposentado Reinaldo Carneiro, de 76, conta o drama vivido quando percebeu que a torre, que estava sendo construída ao lado, tinha tombado para cima de sua casa.

“Eu só ouvi o barulho, de quando ela começou a cair e os cabos lambando. Foi muita sorte, acho que Deus que livrou a gente. É inacreditável essa enorme estrutura  caindo em cima da casa com várias criança”, disse o morador.

Red.: Neudson Corrêa