O Sistema Alvorada de Comunicação pertencente à Fundação Evangelli Nutiandi mantém a liderança de audiência na programação radiofônica, sendo a preferida dos ouvintes da cidade de Parintins. Os dados estão na sondagem feita pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada entre os dias 20 a 24 de maio com 231 pessoas em 20 bairros de Parintins.

A sondagem do PSB faz parte do planejamento estratégico para o quadriênio 2015-2018 definido pela Direção Nacional do partido e será realizada em todas as principais cidades do Brasil, visando as eleições municipais, estaduais e nacional.

A sondagem realizada em Parintins teve metodologia de forma espontânea e não estimulada. Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos.

No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas.

Entre as muitas perguntas aos participantes da sondagem foi indagado: Qual emissora de rádio ou programa de rádio você escuta em Parintins? A Rádio Alvorada que tem os canais em AM faixa 1.380 e FM 100,1 é ouvida diariamente por 34%. Pelo levantamento 9% dos entrevistados escutam a Rádio Clube AM 1460; a Rádio Tiradentes FM 92,9 tem 6% de preferência dos ouvintes. A FM Novo Tempo tem menos de 1%. O percentual de pessoas que não ouvem rádio todos os dias em Parintins é de 32%.

Os programas mais ouvidos, segundo os dados da sondagem e respondido de forma espontânea pelos entrevistados, são: “Programa Parintins Nas Ondas do Rádio com o Koiote”, apresentado pelo jornalista Hudson Lima de 11 as 12h na Alvorada FM que obteve 6%; Programa “Fatos e Boatos” da Rádio Clube apresentado por Gil Gonçalves é escutado por 4% dos ouvintes; Programa “Top Mania” da Radialista Graça Teixeira obteve 3%; depois vem o programa “Caldeirada”, apresentado pelo radialista Renato Marinho também tem 3%; programa “Parintins Em Revista” da Tiradentes FM apresentado pelo radialista Walter Lobato obteve 2%.

A sondagem do PSB também aplicou questionários relacionados a nomes que vão disputar a Prefeitura de Parintins, no entanto, como tal documento não foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral a reportagem pela LEI não pode fazer a divulgação de qual candidato foi melhor ou pior avaliado.

O número de quase 68% de pessoas que escuta rádio diariamente captado pela sondagem em Parintins é próximo aos dados da Pesquisa Brasileira de mídia 2015 da Secretaria de Comunicação Social da presidência da república sobre “Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”. Os resultados do maior levantamento sobre os hábitos de informação dos brasileiros revelam que a televisão segue como meio de comunicação predominante.

Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas. De acordo com a pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram ver TV. O rádio continua o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, mas seu uso caiu na comparação entre a PBM 2014 para a PBM 2015 (de 61% para 55%). Em compensação, aumentou a quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias, de 21% em 2014 para 30% em 2015. Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet. O percentual de pessoas que a utilizam todos dos dias cresceu de 26% na PBM 2014 para 37% na PBM 2015. Permaneceu estável o percentual de brasileiros.