Vivenciando os mistérios da Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo e em comunhão com o Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2015, a Diocese de Parintins, através do Setor Diocesano da Juventude prepara a Peregrinação da Misericórdia a ser realizada no dia 25 de março, Sexta-feira da Paixão.
Um dos pedidos do Papa Francisco é que os cristãos católicos “façam peregrinações, isto é, não saiam de casa de qualquer forma, para uma visita ou uma viagem, mas saiamos em oração”.
Na Bula de Proclamação do Ano da Misericórdia, Francisco afirma que “a peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é o viator (viajante), um peregrino que percorre uma estrada até a meta anelada”.
Neste sábado (12/03), no prédio do Centro Pastoral Mãe de Deus, aconteceu mais uma reunião preparatória para a organização da Peregrinação. Os membros do Setor Diocesano da Juventude, quem tem a frente o Pe. Irineu Neubaner, trabalham entusiasmados na divulgação e preparação dos temas que serão meditados durante o percurso, além de toda a logística que o evento requer.
A Peregrinação da Misericórdia sai da Matriz de São Sebastião às 06:00 seguindo para a Igreja Matriz de São José Operário. De lá, segue para a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, indo até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, seguindo até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo onde acontecerá o encerramento com o atendimento de confissões.
Vale ressaltar que não acontecerão nas paróquias e comunidades a tradicional Via Sacra como nos anos anteriores. Todos são chamados a participar neste dia desta Peregrinação que vai ao encontro do apelo do Papa ao proclamar o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Da Redação, José Paulo Pacheco