A Sessão Especial em homenagem aos profissionais da Imprensa de Parintins ocorrida neste dia 7 de junho, contou com a presença de apenas três vereadores. Além dos membros da câmara, estiveram presentes convidados especiais, repórteres de emissoras locais e professores universitários.

Para o jornalista Neudson Corrêa, representante do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, a ausência de boa parte dos vereadores na sessão revela a falta de valorização da categoria por parte da classe legislativa.

Marcos Milhomens, professor da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins, presente na sessão, comenta que a Imprensa tem papel importante na construção da sociedade.

“A função social do jornalista é fundamental, pois atuamos diretamente com as questões relacionadas à sociedade. Quando o repórter tem uma formação preocupada com os acontecimentos e com os problemas sociais que permeiam a população, o trabalho final, ou seja, a sua produção jornalística tem uma qualidade e uma credibilidade confiável”, comentou o professor.

A vereadora Maria Alencar, a Nega, responsável pela proposta da sessão especial dedicada à imprensa, a qual foi aprovada por unanimidade, aponta o setor como um importante órgão fiscalizador da sociedade.

A Rádio Alvorada, criada no dia 1 de outubro de 1967 foi o primeiro veículo de comunicação de massa da cidade de Parintins, apontada como matriarca da imprensa local. Hoje em dia, outras rádios, algumas TVs e diversos canais de comunicação integram a rede de imprensa da cidade de Parintins.

Jornalismo Alvorada