Acontece às 17h desta quinta-feira, 24 de maio, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), a abertura oficial da Seletiva dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS – Pólo3 III). O evento esportivo é promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), em parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Comjel e da Seduc, reunindo além de Parintins como sede, as cidades de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Maués.

A disputa classificatória que definirá os campeões do Baixo Amazonas para o JEAS encerra no dia 29 de maio e segundo informações da SEJEL participarão da competição neste ano, mais de 900 atletas, os quais ‘lutarão’ por medalhas nas modalidades atletismo, futsal, handebol, voleibol, basquetebol, xadrez e tênis de mesa, nas categorias infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.

A Coordenadoria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Comjel) e a Coordenadoria Regional da Seduc são responsáveis pela cerimônia de abertura e da logística do transporte e hospedagem das delegações das cidades vizinhas. As caravanas de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Maués chegarão na manhã de quinta-feira e ficarão acomodadas nas escolas municipais Beatriz Maranhão, Charles Garcia e Claudemir Carvalho, mas Maués optou por ficar na própria embarcação.

A coordenadora de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Comjel, Valdete Prestes Pimentel afirma que, quanto ao transporte, todas as delegações terão ônibus disponíveis para o deslocamento de seus atletas e professores para o Bumbódromo (abertura) e para os locais de disputa até o encerramento das competições no dia 29. Parintins nesta edição do Pólo III, disputa medalhas e a vaga para o JEAS com uma delegação de 220 atletas, campeões na última edição do JEP’s, que encerrou na semana passada.

Red.: Neudson Corrêa/Kedson Silva (Comjel)