NA TARDE DE QUINTA FEIRA A IMAGEM DE NOSSA SENHORA JÁ ESTAVA MONTADA NA BALSA QUE CONDUZIU A TRADICIONAL ROMARIA DAS ÁGUAS. POR VOLTA DAS 16H, A PROCISSÃO FLUVIAL SAIU RUMO À BOCA DO PARANÁ DO LIMÃO, PARA A CONCENTRAÇÃO DA ROMARIA, REALIZANDO MAIS UMA TRADIÇÃO DOS CATÓLICOS PARINTINENSES.

COM O TEMA “EM MARIA SE REVELA O ROSTO DA MISERICÓRDIA”, DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DO CARMO ACOMPANHARAM A ROMARIA DAS ÁGUAS, QUE DESCIA PELO RIO QUE BANHA A ORLA DE PARINTINS ACOMPANHADO POR BARCOS, BOTES E CANOAS.

FÉ E DEVOÇÃO

CANDEIAS ESPALHADAS NOS RIOS, FIZERAM HOMENAGENS AOS ROMEIROS QUE TODOS OS ANOS ACENDEM AS VELAS PARA ACOMPANHAR A PROCISSÃO DA FLOR DO CARMELO.

BARCOS E BOTES PERSONALIZADOS DERAM LUZ À PROCISSÃO. NO OLHAR DE CADA FIEL, A EMOÇÃO AO PRESTIGIAR MAIS UMA ROMARIA, AO CONTEMPLAR A IMAGEM DA SANTA. FOI UM MOMENTO DE MUITA EMOÇÃO.

NA PARTE TERRESTRE, CENTENAS DE DEVOTOS ADMIRAVAM A CENA FLUVIAL, NA EXPECTATIVA DA CHEGADA DA IMAGEM.

 ESSAS, SÃO AS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUIRAM VAGAS NAS EMBARCAÇÕES PARA PARTICIPAR DA ROMARIA. NO PORTO DA CIDADE, SALVAS DE FOGOS RECEPCIONARAM A CHEGADA DA SANTA. HOJE À NOITE ACONTECE O TRANSLADO DO ANDOR DA SANTA, TAMBÉM PRODUZIDO PELOS ARTISTAS DOS BUMBÁS GARANTIDO E CAPRICHOSO, SOBRE A COORDENAÇÃO DE JUAREZ LIMA. CONSIDERADA A SEGUNDA MAIOR FESTIVIDADE RELIGIOSA DO NORTE, A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO MOVIMENTA CENTENAS DE FIÉS, SEJAM ELAS CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS OU IDOSOS.

JAKELINE SOARES- PACE/ JORNALISMO.