Um encontro que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) no Centro do Idoso Pastor Lessa, Bairro Itaúna II, marcou a união de mais agentes no combate a exploração sexual contra crianças e adolescente em Parintins.

o encontro foi coordenado por Luciana Batista, gerente de registro e fiscalização da Amazonastur. Participaram do encontro, membros do Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia civil, Secretaria de Assistência Social, tricicleiros, mototaxistas, taxistas e donos de hotéis, motéis e pousadas.

A coordenadora do encontro e representante da Amazonastur explica sobre o objetivo da reunião.

“Nós sabemos que Parintins traz muitas pessoas para cá durante o Festival. Ela já tem um potencial turístico, um apelo internacional, e por isso precisamos fazer esse trabalho preventivo junto a toda cadeia produtiva do turismo buscando capacitá-los para combater esse crime, por que a exploração sexual de crianças não é turismo, é crime”, disse a coordenadora.

A secretaria de assistência social Zeila Cardoso Lima destaca a importância de unir os trabalhadores que transportam pessoas e hospedam visitantes na cidade.

“Estamos orientando esses segmentos sobre a diferença de entre o turismo sustentável e o turismo destinado a exploração sexual. As categorias terão acesso a uma série de cursos no Senac viabilizando essa prevenção durante o Festival”, afirmou Zeila.

O mototaxista Beto Lima aprovou a inciativa das entidades em convocar a classe para unir forças no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Parintins.

“Sou pai, tenho duas filhas e ninguém melhor do que nós para defender nossas crianças. Agora sabemos a quem recorrer quando nos depararmos com uma situação que envolva essa prática de exploração sexual”, assegurou o mototaxista.

A representante do Ministério Público, promotora de justiça Lilian Nara Pinheiro de Almeida aprova a iniciativa e diz que todos nós somos responsáveis pela fiscalização e não deixar que nossas crianças e tornem alvo para os criminosos.

Faça sua parte!

Red.: Cleimer Carneiro