O recado deixado é que o Festival de Parintins é maior do que pessoas, projetos e cortes. O festival é do povo e da cultura de Parintins. Não existe dono e nem insubstituíveis nesta festa”. A frase é do prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, durante avaliação da 51ª edição do maior evento folclórico do mundo, que movimentou a ilha tupinambarana no último fim de semana. O prefeito comemorou todo o sucesso da festa, mesmo com o pouco tempo que teve para a Prefeitura Municipal assumir o grande evento, faltando menos de um mês para a disputa de Garantido e Caprichoso.

A Prefeitura movimentou mais de 1.100 pessoas entres servidores, temporários e voluntários. Todas as secretarias da administração municipal atuaram na logística do festival, após 28 anos sob a coordenação do Governo do Estado, que se retirou da festa por questões financeiras.

Segundo Alexandre da Carbrás, a primeira grande apresentação dos bumbás após o Festival dos 50 anos foi um desafio vencido com a união da Prefeitura de Parintins, das agremiações Garantido e Caprichoso, com o engajamento da população e o apoio de instituições importantes, como a Tucunaré Turismo, Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), TV A Crítica, Maná Produções e patrocinadores.

 “Quero fazer um agradecimento a Deus, que nos deu força e coragem. Ao nosso povo, que sempre nos incentivou, e sem ele não teríamos esse resultado tão positivo. Aos amigos Cristina, Mário e Jorge Abraão, da Tucunaré, que estiveram a nosso lado em todos os momentos. Aos secretários que se fizeram presentes dia e noite para que essa festa ocorresse”, enfatizou.

Carbrás lembrou dos presidentes dos bumbás Garantido e Caprichoso e diretorias que, mesmo diante das dificuldades financeiras, afirmaram que iriam para arena se assumíssemos a festa. “As duas agremiações estavam lindas e também se superaram na arena. Mostraram mais uma vez a grandiosidade do nosso festival. Meus sinceros parabéns a todos os artistas por trás das lindas alegorias, indumentárias, coreografias e demais setores da disputa. Temos a convicção de que neste festival não há derrotados. Parabéns ao Garantido pelo título e parabéns ao Caprichoso pelo belíssimo espetáculo”, enalteceu.

O prefeito de Parintins destacou a importante atuação da Secretaria de Segurança Pública, citando o coronel Dan Câmara e outros militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais instituições do Estado, Município e União, pelo resultado alcançado, tendo uma das edições mais tranquilas de todos os tempos, com redução de 31% nas ocorrências de crimes.

Ao concluir o balanço, Carbrás lamentou o falecimento de Ritta Calderaro, aos 88 anos, no domingo, em Manaus. Disse que a família Calderaro tem um papel fundamental no crescimento do Festival de Parintins: “Enviei meus votos de lamento ao Dissica Calderaro e a família por este momento de perda irreparável”.