A população aprovou o novo formato do desfile cívico de 5 de setembro em Parintins, evento organizado pela Coordenadoria Regional da Seduc, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vinte e duas escolas da rede pública de ensino, sendo 11 do município e 11 do Estado do Amazonas, se revezaram em nove blocos e acompanhadas por cinco fanfarras, Dom Gino Malvestio, Colégio Batista, Ceti Gláucio Gonçalves, Geny Bentes e Gentil Belém.

Para uma rede de ensino formada com mais de 40 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, a coordenação do desfile cívico, por ocasião da Semana da Pátria, em comum acordo com os gestores e professores, optou por reduzir o número de alunos nos desfiles.

Foto: Liam Cavalcante

A coordenadora da Seduc, Odinéa Garcia, estimativa que em torno de 5 mil alunos compareceram à avenida para marchar.

A programação mereceu atenção da população. A autônoma Ana Ferreira ficou em um ponto estratégico na avenida Amazonas, no passeio público, em frente a Catedral Nossa Senhora do Carmo. Ao lado de seus filhos, Ana Ferreira, assistia aos desfiles.

“Isso é maravilhoso. Uma pena meus filhos não estarem desfilando” diz a autônoma.

O professor da escola municipal São Francisco, Izonildo Tavares, fez uma análise da data cívica para os amazonenses.

“Esse momento serve para relembrarmos o passado. É um momento de mostrar para o nossos alunos que o nosso passado serviu para a construção do nosso Brasil de hoje”, conta o professor.

Red.: Neudson Corrêa