Em seu segundo dia, o encontro dos presbíteros do Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, aborda a importância da presidência da Liturgia Eucarística e da Pastoral Presbiteral. O evento que ocorre nas dependências do Hotel Amazon River conta com a presença de mais de 60 padres e diáconos.

Sobre o assunto liturgia, o bispo referencial na Região Norte 1 é Dom Mario Pascoalotto, bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Manaus. Dom Mário vai tratar sobre o assunto da liturgia e o ministério da presidência da celebração. Também falará sobre a pastoral sacerdotal.

Dom Mário recorda o tempo que trabalhou como missionário do Pime, na diocese de Parintins. Ele foi pároco da catedral de Nossa Senhora do Carmo, vigário geral da Diocese, pároco de Barreirinha e de Maués.

O bispo referencial para os presbíteros do Regional Norte I, Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, destaca a importância da pastoral presbiteral. Para o bispo, esta pastoral procura acompanhar os padres no sentido de prover apoio e favorecer a unidade entre os padres e os bispos do regional norte 1 e que envolve as nove dioceses e prelazias do regional.

Da Redação, Ednilson Maciel