Uma caminhada marcará o encerramento da Campanha “Outubro Rosa” nesta quinta-feira, 27, com saída da Praça dos Bois às 16 horas e conclusão na Praça da Catedral. A meta de 2016 foi alcançada com a realização de aproximadamente 1.400 exames em todos os Centros de Saúde na zona urbana e rural do município.

Todas as mulheres que realizaram exames de preventivo ou toque na mama recebem um cupom para ganhar camisa da campanha e participar da caminhada.

A campanha “Outubro Rosa” no Amazonas teve o objetivo de alertar e prevenir as mulheres do câncer do colo de útero já que índice é elevado na região norte. Assim como em outros estados, também foi dada ênfase a descoberta precoce de nódulos que levam ao câncer de mama.

De acordo com a coordenadora da atenção básica, enfermeira Bethânia Pacheco, no mês de outubro os exames de preventivo são oferecidos às mulheres em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira de 8h às 17 horas. Ela explica que também ocorrem palestras educativas e oficinas que tratam sobre as descobertas precoces das doenças e as chances de cura.

“Essa é uma maneira de concluir uma das campanhas de grande importância para a sociedade, que cuida da saúde da mulher. Todas estão convidadas a fazer a coleta, pois ainda dá tempo e, consequentemente, a participar da caminhada vestindo a camisa rosa”, destaca.

Da Redação, Neudson Corrêa