Parintins – A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB/AM) inaugurou na manhã desta quarta-feira (6) uma sala especial para os advogados do município de Parintins. Localizada no fórum da cidade, o espaço conta com estrutura e equipamentos para facilitar e otimizar a prática da advocacia. Advogados autoridades da Justiça de Parintins, como juízes da comarca e representantes da Defensoria Pública, participaram da inauguração do evento.

O presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, e a vice-presidente, Adriana Mendonça, estiveram no município para inaugurar a sala. “Estamos cumprindo a promessa realizada durante a campanha para a interiorização da OAB/AM. Trata-se de um grande passo para a advocacia no Amazonas”, avaliou Adriana. A sala recebeu o nome do Dr. Algenor Maria da Costa Teixeira, um dos advogados mais antigos de Parintins e que teve forte atuação no município.

A vice-presidente da OAB/AM destacou que a sala conta com espaço para atendimento e equipamentos para otimizar o trabalho do advogado, como computador ligado à Intranet do fórum, scanner e impressora. Além do suporte técnico, haverá o apoio institucional da Ordem.

“No próximo final de semana, vamos promover um curso de aperfeiçoamento jurídico em Parintins sobre o novo Código de Processo Civil (CPC)”, contou Adriana. A vice-presidente da OAB/AM informou ainda que, no mesmo período, haverá a coleta de assinaturas para a criação da subseção da Ordem no município.

“Vamos eleger um representante e coletar essas assinaturas. A partir daí, vamos trazê-las e debater o assunto em conselho. Uma vez aprovada a subseção, ela funcionará neste espaço que conseguimos com o auxílio do Tribunal de Justiça do Amazonas”, explicou

Além da diretoria da OAB-AM, membros do Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem e da Comissão de Combate ao Caixa 2 nas eleições também participaram da solenidade.

Encontro

Na manhã desta quarta-feira (06), um grupo de advogados que atua em Parintins ( a 325 quilômetros de Manaus) reuniu-se com o presidente da OAB-Amazonas (Ordem dos Advogados do Brasil), Marco Aurélio Choy, para instalação de um sub-secção da Ordem no município. O encontro aconteceu as 10h no auditório Marcos Zagury, no Fórum de Justiça Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, em Parintins.

Durante a reunião foi instalada uma sucursal, na qual uma comissão provisória ficou responsável pela condução dos procedimentos legais para reunir documentos e profissionais que possam ajudar na efetivação da sub-secção OAB, em Parintins. O advogado Ronaldo Macedo foi escolhido para ser representante dessa comissão no município. “Essa representatividade da OAB aqui em Parintins significa muito, porque, historicamente, é um órgão que sempre luta pelas causas sociais e aqui não vai ser diferente”, afirmou Ronaldo. Uma sala da Ordem vai funcionar no Fórum de Justiça.

Segundo Ronaldo, o grupo de advogados vai enviar solicitação à OAB/Amazonas, pedindo instalação da sede na cidade. É necessária a assinatura de 15 advogados. A instalação de uma secção da OAB é uma reivindicação antiga dos advogados.

Marco Choy, destaca a instalação de uma subsede da OAB em Parintins como um grande avanço para a sociedade e para o trabalhos dos profissionais do Direito. “Os advogados vão ter maior apoio e prestar melhor serviço para a comunidade parintinense, com uma Comissão dos Direitos do Consumidor, Comissão dos Direitos Humanos, Comissão de Prerrogativas. Trazer os serviços que a OAB já oferece em Manaus””, afirma o presidente da entidade.

Parintins possui 54 advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil e a implantação de uma sede da entidade vai agilizar os trabalhos desses profissionais. “Nós temos uma preocupação muito grande com a questão da advocacia em Parintins, que é o município depois de Manaus com mais advogados no estado do Amazonas e a OAB tem que se fazer presente”, destaca Choy. O pleito vai para votação na próxima reunião da OAB, em Manaus. Após a aprovação será marcada uma eleição entre os advogados para eleger a primeira diretoria na Ilha Tupinambarana.

No dia 16 deste mês a OAB/Amazonas realiza um curso de aperfeiçoamento no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A capacitação é voltada para a atualização de profissionais sobre o Novo Código de Processo Civil.

Corrupção

No final da tarde, houve o lançamento do Movimento de Combate à Corrupção na cidade de Parintins, onde OAB-AM, os conselhos Federais de Administração, de Economia e de Contabilidade e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) firmaram um termo de compromisso para a eleições 2016.

“A exemplo do que estamos fazendo em Manaus, também teremos aqui em Parintins uma atuação forte nessa questão do combate ao Caixa 2 e com a instalação desta subseção da OAB aqui, a condução dos trabalhos será bastante efetiva”, destacou Choy.

 

Fonte: Parintins24hs, com informações assessoria e Eldiney Alcantara