O município de Parintins não registrou nenhum caso de sarampo até o momento. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins registrou na semana passada 15 casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo sarampo. O surto da doença na região deixou em alerta as autoridades em saúde de Manaus.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, afirma que dos 15 casos, cinco não foram confirmados como sendo sarampo e os outros dez estão em processo de observação.

“O trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretária de Saúde junto com a Fundação de Vigilância em Saúde em Manaus é totalmente voltado para a prevenção da doença, haja vista que detectamos quinze casos suspeitos. O principal meio para barrá-la é a vacinação, por isso pedimos à população que procure as Unidades Básicas de Saúde e elimine qualquer possibilidade”, informou o secretário.

O secretário Clerton Rodrigues pontuou ainda que Parintins não corre o risco de ter um surto de sarampo e que as pessoas podem ficar tranquilas, uma vez que são apenas casos suspeitos e não quer dizer que os pacientes estejam com sarampo.

A doença é extremamente transmissível e atinge mais as crianças de 0 a 1 ano. Os sintomas são febre acima de 38º, erupções da pele, tosse, coriza e conjuntivite. A prevenção é realmente a vacina. O Amazonas e Roraima já apresentam mais de 500 casos de sarampo e cerca de 1.500 estão sendo investigados.

Red.: Neudson Corrêa