“Além da crise da Igreja. O Pontificado de Bento XVI” é o título do livro que relata a trajetória do Papa emérito Bento XVI. O autor do livro é Roberto Regoli, diretor do Departamento de História da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana.

A obra será apresentada nesta sexta-feira, 20, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde o cardeal Ratzinger lecionou entre 1972 e 1973. A cerimônia contará com presenças do decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, padre Nuno da Silva Gonçalves, o prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, e o historiador, Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio.

“Acredito que a característica do livro seja a operação inédita de historicizar, isto é, ler o pontificado no contexto eclesial e social do período, assim como sobre a mais ampla história do papado contemporâneo. Inédita, embora não exaustiva, é a análise oferecida sobre a diplomacia pontifícia, explica o autor, em nota divulgada por ocasião do lançamento.

O estudo, não apenas, dedica-se à avaliação e questões específicas, mas busca debater, principalmente, situações problemáticas pertinentes à vida interna da Igreja.