As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes o primeiro semestre de 2018 estão confirmadas pelo MEC. As inscrições acontecem de 16 a 22 de julho. Serão em torno de 100 mil vagas a juros zero.

O Novo Fies  está valendo desde o final de 2017, e está mais moderno. O Financiamento Estudantil foi  dividido em três modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O Fies oferece vagas para Medicina, Direito, Engenharias, Pedagogia, Administração e outros cursos.

São 310 mil novas vagas para 2018. Na primeira modalidade, o chamado FIES 1, são ofertadas 100 mil vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Candidatos incluídos nessa situação começarão a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda; dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

As outras duas modalidades de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Red.: Neudson Corrêa