Iniciam nesta terça-feira, dia 05, os festejos em honra a Santo Antônio, padroeiro do bairro Itaúna 2, comunidade pertencente à paróquia São Sebastião. A programação se estende até o dia 13 de junho, com a celebração dos novenários.

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho por ser a data de sua morte, ocorrida em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e foi um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. A sua canonização aconteceu poucos anos após sua ida para o céu, e é considerada uma das mais rápidas da história.

De acordo com o pároco, padre Irineu Neubaner, a procissão do Círio inicia às 17 horas e toda comunidade está convidada a participar, e dentro da programação haverá a distribuição do pão de Santo Antônio.

É uma momento de festa e unidade dentro de nossa paróquia partilhando a fé, a alegria e o amor junto com nossas famílias. Por isso convidamos a todos para participar hoje do Círio a partir das 17h e 30min em frente a Feira Zezito Assayag e também das novenas diárias. No dia 13, dia da festa, teremos a benção dos pães.

Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, e se dirigiu à cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido passou a falar da palavra de Deus para os peixes, os quais prontamente apareceram com as cabeças fora d’água para ouvi-lo.

Viva Santo Antônio!