O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana estimativas da população dos municípios brasileiros. Segundo os dados, o Amazonas é o 13º Estado mais populoso, correspondendo a 1,9% do total da população brasileira.

De acordo com o IBGE, a população estimada do Amazonas é (4.001.667) de quatro milhões, um mil e seiscentos e sessenta e sete habitantes, sendo o segundo estado mais populoso da região Norte, atrás somente do Pará.

Manaus continua sendo o maior município do Estado em população, com (2.145.444) dois milhões, cento e quarenta e cinco mil e quatrocentos e quarenta e quatro habitantes. Parintins é segundo, com 113.168 habitantes, Itacoatiara vem logo em seguida com 99.955 pessoas.

Manacapuru aparece com 96.236 mil e Coari com 84.272 habitantes. Japurá é o munícipio com menor população, com apenas 3.265 habitantes.

Oito municípios amazonenses perderam população, segundo o IBGE. Fonte Boa, Japurá e Jutaí demonstram queda decorrente da taxa de crescimento negativa que esses municípios possuem.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

Red.: Marcos Felipe