O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Prefeitura de Apuí (município distante 453 quilômetros de Manaus), realiza a partir deste domingo (8), partir das 14h, até o dia 20 de abril, no Centro de Multiuso, o 1° Mutirão de Licenciamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR) naquela cidade localizada no Sul do Estado.

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, que vai iniciar os atendimentos junto com o prefeito de Apuí, Antônio Roque, evento abre o calendário das atividades da Agenda Positiva de Políticas Públicas ambientais naquele município. O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Batalhão de Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros e o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam).

Dutra informou que o mutirão vai envolver mais de 50 servidores do Estado e tem como objetivo licenciar empreendimentos comerciais, industriais e agropecuários para facilitar operações de créditos bancários. “Com esse trabalho, o Governo do Estado cumpre o seu papel socioambiental de garantir o aquecimento na economia do município e, principalmente, a geração de emprego e renda para os moradores daquela cidade”, observou.

No município, o secretário da Sema e presidente do Ipaam e o prefeito de Apuí vão realizar visitas técnicas às comunidades rurais que desenvolvem programas ambientais de baixo carbono e se reunir com empreendedores de diversos setores e vereadores na Câmara Municipal. Também estão programadas visitas técnicas a uma indústria de laticínios e as obras do Centro Multifuncional que está sendo construído pela Sema.

A técnica do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial (Degat), Maria Edilene, explicou que, em 12 dias de trabalho, além do mutirão, também serão realizados eventos paralelos, como oficinas pedagógicas e treinamento de 15 alunos no curso de brigadista e combate a queimadas e desmatamento pelo Batalhão Ambiental.

Também haverá treinamento e capacitação técnica de gestores da Secretaria Municipal do Meio Ambiental (Semma) sobre o processo de cadastramento do CAR, além de atendimentos aos produtores rurais e empreendedores de Apuí.

PROGRAMAÇÃO

DIA 08/04
07:30h ─ Chegada do Secretário Marcelo Dutra com a equipe da Sema, Ipaam, Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental, Sepror/Idam
08h ─ Reunião com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Consema) e de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cmdrs)
LOCAL: Câmara Municipal de Vereadores.

14h ─ Visita técnica: Propriedade de laticínio e obras de construção do Centro Multifuncional da SEMA

09/04
08h ─ Abertura da capacitação de brigadas de incêndio
LOCAL: Centro de Multiuso
09h – Abertura do Mutirão de Licenciamento
LOCAL: Centro de Multiuso

14h – Reunião com a equipe técnica para alinhamento das atividades previstas e seminário;
LOCAL: Sede da Semma Apuí

09 à 12/04
Capacitação Brigada de Incêndio Florestal;
LOCAL: Centro de Multiuso

09 à 14/04
08h às 17h – Mutirão de Licenciamento;
LOCAL: Centro de Multiuso

10 e *11/04
Atividades de prevenção às queimadas e desmatamento;
07h às 09h / 11h às 14:30 / e 19h às 20h.

10 à 20/04
Capacitação, atendimento do CAR e Programa de Regularização Ambiental (PRA)

11 e 12/04
Reuniões Técnicas para Consolidação do PPCDAP;

12/04
17h ─ Encerramento da Capacitação de Brigadas de Incêndio e organização do espaço para o Seminário
LOCAL: Centro de Multiuso

13/04
Visita técnica as comunidades de Baixo Carbono;
LOCAL: Comunidades de Apuí

14/04
Seminário de Políticas Ambientais para Apuí; Queimadas; Regularização Ambiental; Projeto de Fiscalização, Produção de Baixo Carbono; e Concessão Florestal.
LOCAL: Câmara Municipal de Vereadores.