Os presbíteros e diáconos, pertencentes à diocese de Parintins, se reunião nos próximos dias 14 a 17 de março, no Centro Diocesano Dom Arcângelo Cerqua, para o Retiro Anual, que iniciará no dia 14 às 20h e encerrará no dia 17 ao meio dia. Em seguida, às 19:30h na Catedral de Parintins, acontecerá a Missa dos Santos Óleos, concelebrada por todos os presbíteros e diáconos. Nessa missa o bispo abençoará os óleos que serão usados na administração dos sacramentos por todo o ano, e os presbíteros renovam suas promessas sacerdotais, lembrando o dia da Ordenação Presbiteral e celebrando o dia da Instituição do Sacerdódio.
Essa celebração só acontece nas catedrais. E por motivos pastorais, a diocese de Parintins a realiza uma semana antes da 5ª Feria santa. Todas as paróquias, comunidades, pastorais e movimentos são convocadas para participar com seu Bispo e seus Sacerdotes desse momento de graça. Será dia 17 de março às 19:30h.
“De fato, todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios” (Heb 5,1-3)