Os mais de 150 aparelhos auditivos distribuídos em Parintins durante ação de saúde auditiva na semana que passou demandou investimentos superiores a 1milhão e 200 mil reais. A atividade foi comandada pela da audiologista americana Julia Shih Bosso, por meio da Secretaria de Saúde, após cinco anos sem parceria do município.

Os equipamentos de alta tecnologia foram adquiridos com ajuda de instituições internacionais e doadores individuais.

Entre os beneficiados esteve o aposentado Ricardo Pires de 85 anos, que teve os tímpanos estourados por conta de um mergulho, há 43 anos.

“Eu não ouvia mais nada. O aparelho em Manaus ia custar mais de R$ 6 mil e eu não tinha como comprar”, disse ele ao lado da filha, Alessandra Oliveira, onde afirmou que o pai só conseguia compreender as conversas por leitura labial.

A autônoma Mara Cid se emocionou bastante ao final das duas consultas com a audiologista Julia Shih Bosso. Chegou com muitas dores nos ouvidos, problema que tem se agravado desde a infância.

Julia agradeceu a oportunidade, afirmou estar gratificada em poder ajudar tantas pessoas dizendo que isso representa que seu trabalho não foi em vão.

Red.: Neudson Corrêa