A apuração dos votos no município na Eleição 2018 será feita por parintinenses. Ao todo, 27 profissionais em informática vão manusear os equipamentos que vão transmitir após a votação, os dados ao TRE/AM.

A equipe composta por 02 multiplicadores, 12 técnicos de urnas e 13 técnicos de transmissão recebem treinamento da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) para ajudar na transmissão de dados da votação ou resolver alguma pane, substituição da bateria dos equipamentos e trocas das urnas eletrônicas que serão utilizadas no processo eleitoral.

De acordo com o professor em informática e multiplicador do Cartório da 4ª Zona Eleitoral, Frank Matos, para a Eleição 2018 o TRE/AM resolveu inovar capacitando profissionais em informática de Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Parintins para atuar no pleito de outubro nos seus municípios sem precisar da logística de técnicos de informática de Manaus.

Todo aperfeiçoamento dos profissionais em utilizar a mão de obra dos próprios municípios nas eleições faz parte do projeto piloto do TRE que foi implantado em 2016 em parceria com a FAEPI através da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) para ministrar a transmissão dos dados de votação.

Frank Matos esteve recentemente em Manaus recebendo todo treinamento para a atualização da nova plataforma digital que será usada no processo eleitoral no município parintinense.

Red.: Neudson Corrêa