A paróquia de Nossa Senhora do Bom Socorro, pertencente à Diocese de Parintins, iniciou neste domingo, dia 5, a festa de sua padroeira. Neste ano, o novenário da Festa busca refletir o Tema “Maria, a serva leiga do Pai”, e o Lema “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

O domingo de júbilo foi marcado pela Alvorada Festiva, logo nas primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, com carreata e fogos de artifício. À tarde, às 17h, centenas de romeiros saíram em procissão pelas ruas da cidade, agradecendo à Maria pelas graças alcançadas.

Foto: Marcos Felipe

Todos os anos, os responsáveis por confeccionar o andor de Nossa Senhora do Bom Socorro são os bumbás da cidade, Touro Preto e Touro Branco. O andor do Círio ficou a cargo da diretoria do azul e branca. João Paulo Beltrão, presidente do Touro Preto, fala sobre o trabalho de criação e agradece a todos que contribuíram com a tarefa de honrar Nossa Senhora do Bom Socorro.

“Agradeço a todas as pessoas que fizeram as doações à equipe que confeccionou o andor. O resultado ficou lindo e dentro do tema da festa. Sentimos orgulho e prazer por participar e fazer um trabalho muito bonito, assim como o ‘touro contrário”, disse Beltrão.

O administrador paroquial, padre Salvador Cardille, que está há um ano a frente da paróquia de Barreirinha, comenta sobre o domingo especial vivenciado por toda comunidade católica da cidade.

“Iniciamos os festejos com a Alvorada Festiva, às 04h30min da manhã. Muitos fies acordaram ainda de madrugada para soltar os fogos. Eu fiquei maravilhado por ver o povo participando da procissão e da celebração eucarística”, disse o padre.

Padre Salvador, diz está otimista quanto ao desenvolvimento da festa, sobretudo no aspecto religioso com a reflexão do novenário.

“O novenário vai se desenvolver bem, muitas pessoas participarão. É sempre bom destacar os aspectos religiosos. A festa da padroeira é uma festa onde Deus pede a nossa conversão, pelo exemplo da padroeira. A expectativa é que esse festejo possa nos converter”, disse o padre Cardelli.

Foto: Marcos Felipe

A festa de Nossa Senhora do Bom Socorro, padroeira dos barreirinhenses, se estende até o dia 15 de Agosto, quando ocorre a procissão dos fiéis e a última noitada do arraial.

Red.: Marcos Felipe