Este ano, o mês de outubro vai ser mais especial para a juventude brasileira. De 3 a 28 de outubro, acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Enquanto isso, no Brasil, dia 21, será realizado o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que vai trazer a temática: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

A proposta é de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. Este ano, a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência” inspirou a criação do cartaz oficial que foi todo desenvolvido a partir dessa temática.

A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência, mas também protagonistas na busca pela paz.

O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e a importante do papel do jovem neste processo. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Red.: Ednilson Maciel com informações do site www.cnbb.org.br