A prática do futebol é sem dúvida uma das maiores “paixões” do brasileiro, uma espécie de “religião” marcada por glórias e também desilusões de nossos clubes do coração. Neste contexto, não há quem não admire nossa qualidade nas quatro linhas, a aptidão em conhecer as melhores táticas, os principais jogadores e também as hilárias provocações com os rivais. No país do futebol, na região norte, precisamente na ilha de Parintins, cidade distante cerca de 369 km da capital Manaus, a prática se desenvolve anualmente. No entanto, é no futsal (futebol de quadra ou salão) que o talento puro da região se aflora. Em sua vigésima primeira edição, a Copa Alvorada de Futsal se apresenta com toda sua exuberância e vitrine de grandes atletas, envolvendo times do estado do Amazonas e Pará.

A qualidade técnica da competição é sua identidade. Jogos de grandes níveis, investimentos caros, logística apurada, foram hábeis em alcançar um número expressivo de pessoas pela região, nos fazendo analisar o cenário como um todo, desde a seleção de jogadores, confecções de equipamentos, conduções aquaviárias, vendas ambulantes e a própria paixão de torcer por seu clube. Todas estas atividades mostram a relevância do evento para cidade sede e demais localidades que participam. A movimentação econômica atinge serviços de alimentação, rouparia, hospedagem, transporte, saúde, segurança e demais segmentos essenciais para sua concretização. Quem ganha? Todos ganham, jogadores, comerciantes, jornalistas, torcedores, os municípios envolvidos, e principalmente o esporte.

Atualmente, em sua segunda rodada da primeira fase, a expressiva massa de espectadores presente nas noites de jogos, mostra a confiabilidade das pessoas pela competição. Famílias inteiras, casais de namorados, grupos de amigos, torcidas com suas charangas, montam o espetáculo completo para apreciação de ótimas partidas de futsal. Todas as terças e quintas, os olhos e ouvidos se voltam para Copa Alvorada, não importa como, presente no ginásio ou ligados pelas ondas sonoras do rádio, a única preocupação é ser torcedor, é estar envolvido pelo esporte e fazer parte desta grande festa em Parintins.

Equipe de Esportes Alvorada