Começa nesta segunda-feira, 15, em Belém (PA) a 17ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. A Missa de abertura será presidida pelo enviado do Papa para a ocasião, Cardeal Cláudio Hummes, a partir das 18h e será transmitida, ao vivo, pela TV Canção Nova, Canal 9 e pela TV Nazaré, Canal 17.

Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, o evento acontece no ano do quarto centenário do início da evangelização na Amazônia e da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.

O objetivo do Congresso é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia. Um dos ápices do Congresso é a chegada da procissão eucarística fluvial na quarta-feira, 17. A procissão saiu do Porto de Manaus no dia 8 e passou pelas dioceses e prelazias locais. Ao chegar a Belém, os fiéis receberam a benção com o Santíssimo Sacramento, seguida de apresentações artísticas.

Além das celebrações eucarísticas diárias, haverá um simpósio teológico nos dias 18 e 19 de agosto e uma exposição de arte sacra, artesanatos e oficinas temáticas de 17 a 20. O Congresso termina no domingo, 21, com a Missa solene de encerramento e a procissão do Triunfo Eucarístico até a Catedral da Sé, com benção eucarística no Forte do Presépio.

Devem participar do congresso 150 expositores, 300 bispos, 1500 padres e 50 mil congressistas.

Fonte: Canção Nova