O povo católico de Parintins celebra nesta quinta-feira na Catedral do Carmo, dia 31 de maio, a solenidade de Corpus Christi. A festa tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A festividade de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV no século XIII para celebração na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

Na solenidade, reserva-se um momento para a adoração ao Santíssimo e procissão eucarística.

Em Parintins, as paróquias reúnem-se na Catedral de Nossa Senhora do Carmo. O vigário paroquial, padre Jânio Negreiros, comenta como estão os preparativos para a festa.

“Primeiramente na quarta-feira teremos a vigília com um momento de adoração. Na quinta-feira às 6h haverá celebração da Santa Missa e, em seguida teremos adoração ao Santíssimo Sacramento até as 12h, intercalando a cada hora com as paróquias, sendo que no primeiro horário a responsabilidade é dos paroquianos da Catedral. Às 17h acontece a celebração da Santa Missa e na sequência, a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade junto com todos os fiéis”, disse o vigário.

A procissão começa na Avenida Amazonas – Rua Paes de Andrade – Avenida Nações Unidas – Clarindo Chaves – Catedral.