Os técnicos do Cartório Eleitoral de Parintins iniciaram o treinamento dos 1.059 mesários que irão trabalhar nas eleições do dia 7 de outubro deste ano em Parintins. A capacitação iniciou na manhã de segunda-feira, 3 de setembro, na sede da 4ª Zona Eleitoral de Parintins.

Na primeira etapa recebem o treinamento os 711 mesários da zona urbana até dia 11 de setembro e a partir do dia 12 será a vez dos 348 mesários da zona rural. A orientação é repassada pelo chefe do Cartório em Parintins, Mariano Silva.

De acordo com o técnico judiciário Marivaldo Chaves, os voluntários recebem orientações teóricas e práticas de como proceder no dia da votação com as principais informações do pleito, além de testes práticos com a urna eletrônica.

“O que é repassado para os mesários são todas as situações, ocorrências que podem acontecer no dia das Eleições. Como manejar a urna, como se portar diante dos eleitores e as possíveis dúvidas que os eleitores possam ter”, comenta Marivaldo.

Em Parintins estão aptos ao voto 68.263 eleitores, sendo que 50.494 votam na cidade, o que representa 75% do eleitorado do município. Na zona rural são 17.769 eleitores, que representa 25% do universo de votantes, divididos em 263 seções eleitorais. Desse total,63 estão na zona rural e 173 na zona urbana.

Na zona urbana são 26 locais de votação, sendo que na zona rural 36 locais vão receber o eleitor para exercer sua cidadania, o direito ao voto.

Red.: Neudson Corrêa