Alvorada Parintins

Temporada de Cruzeiros fomenta economia e fortalece tríade turística em Parintins

De acordo com a Semctur, estima-se que 15 mil turistas devem visitar o munícipio até o mês de maio, período em que encerra a temporada 2022/2023.

Anualmente, o município de Parintins, localizado a 369 quilômetros de Manaus, recebe navios turísticos vindo de diversos países, como: Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Canadá, Alemanha, dentre outros, que têm em suas rotas de navegação a Ilha Tupinambarana. Esse período de visitação dos turistas é uma fonte de renda e fortalecimento da tríade turística do munícipio.

De acordo com Karla Vianna, secretária de Cultura e Turismo (Semctur), estima-se que 15 mil turistas devem visitar Parintins, num total de 17 navios na sede e 06 na Comunidade da Valéria, que beneficiam os setores econômico, cultural e turístico nessa temporada de 2023. Para a titular da pasta, essa temporada de navios só traz benefícios para a população e, consequentemente, para o munícipio.

“Sabemos que isso traz benefícios à toda população, ao tríade turístico, ao artesanato, ao tricicleiros, a cadeia produtiva do turismo, como bares e restaurantes. Isso é um benefício direto do Festival Folclórico, pois esse evento abriu portas para que o calendário de eventos municipal fosse um importante atrativo para Parintins”, destaca.

Para João Brandão, comerciante no Mercado Municipal, essa temporada de navios, que antecede o Festival Folclórico, é muito importante para o comércio local, pois aquece a economia no munícipio.

“Quando chega os navios na cidade, já sabemos que vamos ter uma venda boa, porque os turistas visitam a cidade; compram as coisas, como artesanatos, andam de triciclo, fazem refeições aqui no Mercado, por exemplo, e isso tudo faz a economia girar para nós’, comenta.

Durante a estadia no município, os turistas contam com a feira de artesanato e também podem assistir a um show de boi-bumbá, no Parintins Convention Center. Além de desfrutar de passeios pelos pontos turísticos, como: Bumbódromo, Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Curral do Boi Caprichoso e Garantido, o Mercado Municipal, dentre outros locais tão frequentados por visitantes nos dias do Festival Folclórico.

 

O Festival Folclórico de Parintins é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, tornando-se o “cartão postal” do munícipio e do estado do Amazonas. O evento cultural é uma das principais fontes de geração de emprego e renda para a população parintinense, pois atraí visitantes de todos os quatros cantos do mundo, desenvolvendo não somente a economia e o turismo, mas também o setor cultural da Ilha da Magia, como ficou conhecida a cidade de Parintins, devido à grande repercussão da sua manifestação folclórica.

Segundo a Semctur, a temporada de cruzeiros iniciou no dia 29 de novembro de 2022 e vai encerrar no dia 15 de maio de 2023.

Fotos: Eder Repolho/Secom-Parintins/Aldair Rodrigues/Secom-AM

Relacionadas
Deixe um comentário