Alvorada Parintins

Serviço de testagem rápida de hanseníase é ampliado no Amazonas

Municípios que tenham apresentado casos positivos de hanseníase estão recebendo o material do teste, distribuído pela coordenação do Programa Estadual de Controle de Hanseníase

A ampliação do serviço de testagem rápida de hanseníase visa reforçar a busca por novos casos entre pessoas que convivem com pacientes já diagnosticados com a doença. Na capital, sete unidades de Saúde municipais já ofereciam, gratuitamente, o teste para a população. Duas unidades por distrito de Saúde. Para ampliar esse serviço, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) passa a disponibilizar o teste para este público.

A aplicação do teste rápido na FUHAM está sendo acompanhada pela equipe do Núcleo de Controle da Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).

Em todo o Amazonas, municípios que tenham apresentado casos positivos de hanseníase estão recebendo o material do teste, distribuído pela coordenação do Programa Estadual de Controle de Hanseníase, que funciona na FUHAM. Entre eles estão: Amaturá, Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru, Maraã, Parintins, Presidente Figueiredo, Tefé, entre outros.

Em 2023, foram detectados 310 novos casos de hanseníase no Amazonas. 106 deles na capital e 204 entre residentes de 42 municípios do interior. A faixa etária mais atingida pela doença é a de maiores de 15 anos, com 93,5% do total de registros. De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas ocupa, atualmente, o 17º lugar no rainking dos estados brasileiros em número de casos registrados de hanseníase.

Fonte: Rádio Rio Mar

Relacionadas
Deixe um comentário