Alvorada Parintins

Colégio Nossa Senhora do Carmo: 67 anos de uma história que perpassa gerações

Fundado em 12 de maio de 1956, o Colégio Nossa Senhora do Carmo comemora nesta sexta-feira, 67 anos de existência, a partir de um sonho iniciado em 1946 por padre Victor Heins e concluído em 1956 por Dom Arcângelo Cerqua.

Uma história que perpassa gerações. Uma missão, que há quase 7 décadas contribui com a formação do povo parintinense.

Fundado em 12 de maio de 1956, o Colégio Nossa Senhora do Carmo comemora nesta sexta-feira, 67 anos de existência, a partir de um sonho iniciado em 1946 por padre Victor Heins e concluído em 1956 por Dom Arcângelo Cerqua.

A atual responsável por conduzir este grande pilar educacional da Diocese, irmã Iracema Lima, faz parte da Companhia Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que como verdadeiras mães, conduzem desde 1957 o trabalho de educação com Carisma Vicentino.

Irmã Iracema Lima conta um pouco desta história.

“Nossa história é muito bonita. Padre Victor conseguiu em 1946 a pedra fundamental, sendo que em 1945, Dom João da Mata já havia sonhado com a construção do Colégio. O próprio João da Mata conseguiu em 1946 o terreno para que Padre Victor pudesse iniciar a construção”, disse.

São 1.315 estudantes atendidos pelo educandário, sendo 483 no turno matutino, 445 no turno vespertino e 387 no turno noturno. As turmas são dívidas em Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio.

Hoje profissional da educação, Cíntia Rodrigues esteve por 9 anos no Colégio Nossa Senhora do Carmo e reconhece a importância do Colégio em sua vida.

“Eu tive a honra de estudar no Colégio Nossa Senhora do Carmo, de onde tirei bons frutos. Hoje eu sou uma profissional da educação reconhecida em Parintins, graças à educação vicentina”, afirmou.

Dentre as lembranças compartilhadas, Cíntia faz questão de relembrar uma figura querida e marcante na sua vida dentro do ambiente escolar.

“Não tem como não lembrar de uma pessoa que marcou muito a vida de todos lá, que é a dona Ray. Quando a gente via a dona Ray todo mundo já sabia exatamente o que fazer, pois tínhamos a consciência que a disciplina entraria nos eixos. Apesar dela ser exigente, mas se tornou uma pessoa muito querida por todos”, concluiu.

A pequena Eva Celli Pessoa, de apenas 9 de idade, afirma que ficou muito feliz ao saber que seria aluna do Colégio do Carmo.

“Eu gosto muito de estudar aqui e quando meus pais me falaram que eu ia estudar aqui, fiquei muito feliz, porque sempre foi um sonho pra mim. Eu gosto dos meus colegas, de conversar, do recreio, das aulas, e muitas outras coisas”, falou.

Por conta das comemorações de aniversário, uma programação foi desenvolvida para esta sexta-feira, 12 de maio.

De tantas glórias e histórias, o Colégio Nossa Senhora do Carmo se reinventa, se renova e sobretudo se mantém fiel ao seu legado de ser também um instrumento de evangelização.

 

Relacionadas
Deixe um comentário