No período de 10 a 14 de setembro a Marinha do Brasil, agência Parintins, realiza o Curso  Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Auxiliar de Máquinas Comunidade do Bom Socorro do Zé Açu.

O curso atende a solicitação dos moradores da região. O objetivo do curso é atender a demanda de pessoal habilitado para compor a tripulação dos barcos, e oferecer mão de obra qualificada para os proprietários de embarcações, atendendo assim as necessidades daquela comunidade.

São 30 vagas e as inscrições foram  recebidas na própria comunidade do Zé Açu, onde uma equipe da Agência Fluvial de Parintins atendeu os comunitários no feriado do dia 05 de setembro.

Durante o curso, os alunos participaram de aulas práticas e teóricas sobre marinharia, primeiros socorros, sobrevivência do náufrago, noções básicas de navegação, estabilidade de embarcações, combate a incêndios, noções de operação de motores a diesel, prevenção da poluição do meio ambiente.

O agente da Capitania dos Portos, capitão José Carlos Sá, ressaltou que o desafio é ampliar as informações  sobre a navegação. Além das comunidades rurais, a  proposta é levar para as escolas, orientações e aulas práticas.

Red.: Neudon Corrêa, com informações da Soamar/Parintins