Desde esta terça-feira, 31 de julho, estão abertas as inscrições para trabalhar no Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site certificadores.inep.gov.br .

Todo o processo seletivo é conduzido pela Rede Nacional de Certificadores (RNC), que representa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) durante a aplicação das provas, que acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.

Podem se inscrever servidores públicos federais e professores da rede pública de ensino estadual ou municipal. Os convocados para trabalhar no exame exercerão funções relacionadas a vários procedimentos da aplicação, em cargos como fiscal e chefe de sala, entre outros.

Quanto a remuneração, será de até R$ 318,00 por 12 horas de trabalho, sendo que o pagamento ocorre por meio de Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (GECC) para servidores públicos e através de Auxílio Avaliação Educacional (AAE) para os docentes da rede pública.

Além de fazer parte de um dos dois grupos, o interessado deve atender a alguns critérios básicos definidos pelo Inep em Edital, como por exemplo:

  • possuir formação pelo menos do ensino médio;
  • não estar inscrito para participar do Enem 2018;
  • não ter cônjuges, companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até 3º grau inscritos para prestar o exame;
  • não possuir vínculo ou relação alguma com procedimentos do processo logístico do Enem, como elaboração das provas, impressão, distribuição e aplicação, ou ainda de observação da aplicação do exame e nem com o processo de correção da redação;
  • no caso de servidores públicos federais, não exceder 120 horas de GECC anuais. Para os professores, não ultrapassar o valor de R$ 40 mil de recebimento anual de AAE;
  • Possuir dispositivo móvel (celular ou tablet) e computador com acesso a internet, para realização da inscrição e atividades do curso de capacitação online.

Após a fase de inscrições, aqueles que tiverem seu cadastro devidamente registrado e confirmado no sistema do Inep passarão pelo curso de capacitação, com datas e especificações divulgadas posteriormente.

Encerrado o treinamento, que detalha a metodologia de aplicação, os conceitos de sigilo e segurança do Enem, além de avaliar a participação dos certificadores, os mesmos serão selecionados para trabalhar no Enem, desde que obtenham aproveitamento mínimo de 70% nas atividades do curso.

Red.: Neudson Corrêa