Lutar dia após dia pela santificação conjugal! Esta é a missão das Equipes de Nossa Senhora. A espiritualidade conjugal, trabalhada como metodologia dentro do movimento, está fundamentada na vivência de cinco regras, conhecidas como Pontos Concretos de Esforço: Oração conjugal, escuta e meditação da Palavra, regra de vida, dever de sentar-se e o retiro anual.

Conhecidos como “o pessoal da camisa verde”, pela cor adotada pela Região Provincial Norte I, do movimento no Brasil, os casais estiveram reunidos neste fim de semana realizando o Retiro Anual, no Centro Diocesano Dom Arcângelo Cerqua.

Equipes de Nossa Senhora no Retiro Anual 2016

Pregações, orações e testemunhos deram a tônica do encontro que encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo pároco da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padre Rui Canto, seguida de um almoço de confraternização.

Leopoldo Mendonça, que juntamente com a esposa Doricy Ribeiro há 15 anos atrás, ajudaram a fundar as Equipes de Nossa Senhora na Diocese de Parintins, assegura que “essa semente semeada há 15 anos pelo casal Nelson e Socorro, vindos de Castanhal – PA, só amadurece a vida conjugal. Esse movimento nos ensina que Cristo é o Centro de nossa vida e mesmo com as dificuldades, se temos Cristo conosco, continuamos firmes na caminhada”.

Para o equipista, “a alegria de estar nesse movimento de torna concreta quando o casal, vê a necessidade de crescer juntos rumo a Cristo”.

Para Cláudia Cerdeira, que com Adailson Cerdeira formam o casal responsável pelo Setor Parintins, “o retiro anual cumpriu o seu objetivo, uma vez que os casais atenderam o cumprimento deste importante Ponto Concreto de Esforço. A presença dos sacerdotes conselheiros espirituais e do Bispo Diocesano conduzindo os anúncios fizeram com que o encontro fosse bastante proveitoso”, reiterou a coordenadora.

Ao final do Retiro Anual, não poderiam ficar de fora os agradecimentos às equipes que trabalharam na organização e execução do encontro.

TESTEMUNHAR A ALEGRIA DO EVANGELHO

O Movimento de Espiritualidade Conjugal das Equipes de Nossa Senhora em Parintins está constituída por oito equipes dedicadas à Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes.

Para os casais que participaram do Retiro Anual, é sempre um momento de renovação espiritual viver este Ponto Concreto de Esforço.

“O Retiro Anual é um momento de profunda intimidade com Deus. Recebemos também ótimas orientações e direcionamentos para nosso caminhar no movimento. O Retiro é um Ponto Concreto de Esforço de fundamental importância na vida cristã do casal equipista. É um bálsamo revigorante que solidifica a nossa fé. Necessitamos deixar o tempo dos homens – cronos, para viver o tempo de Deus – Kairós. Estamos renovados, revigorados para viver nossa missão com alegria. Valeu!” (Edith e Zezinho)

Casal Equipista Edith e Zezinho

“Em primeiro lugar, agradecemos a Deus por participarmos de um ótimo Retiro, que vai enriquecer nossa vida conjugal. Os temas muito bem trabalhados e os momentos de convivência com outros casais, renovaram nossa busca pela santidade conjugal. Para nós, o momento mais tocante foi a Adoração Eucarística, que nos levou a uma intensa reflexão sobre nossa vida conjugal. Um momento de fé e amor, que nos alegrou ainda mais a continuar nas Equipes de Nossa Senhora. Agradecemos muito por fazer parte dessa família.” (Suzy e Inaldo)

Casal Equipista Suzy e Inaldo

“O Retiro Anual é como recarregar as baterias. Foi um momento de reflexão, de encontro, de conhecimento e sobretudo, de buscar fôlego para prosseguir a caminhada nesta espiritualidade rumo a Cristo. Foi proveitoso principalmente sobre as reflexões do tempo do homem (Cronos) e do tempo de Deus (Kairós). Precisamos urgentemente buscar e ansiar ardentemente o tempo de Deus para vivermos bem melhor” (Linaldo e Aldiene)

Casal Equipista Aldiene e Linaldo

“O Retiro Anual para nós é um momento de reflexão e oração. Um momento esperado por todos os casais do movimento das Equipes de Nossa Senhora. Especialmente dedicado a vivenciarmos a intimidade do casal com Deus. Neste retiro, vivenciamos de maneira especial o agir do Espírito Santo através dos temas de estudo partilhados, através da partilha dos Pontos Concretos de Esforço e da Celebração da Eucaristia. Um dos pontos mais fortes neste retiro foi o testemunho vivo dos casais, nos mostrando que apesar das dificuldades, buscamos viver o sacramento do matrimônio com fidelidade e amor. Dessa forma agradecemos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, a oportunidade de participarmos deste santo retiro. O Poderoso fez em nós maravilhas e Santo é o seu Nome!” (Carla e Virfran)

Casal Equipista Carla e Virfran

“Um momento de aprendizado. Um encontro com Deus. Para nós o Retiro Anual foi um momento de reflexão e oração. Um tempo para rever nossa caminhada de pertença ao movimento Um momento de rever como estamos como casal, como pai, como mãe, como família e como estamos nos comprometendo com nossos irmãos que necessitam de uma evangelização corpo a corpo. De que maneira podemos ajudar nessa tarefa doméstica.” (Rosa e Alberto)

Casal Equipista Rosa e Alberto

“Foi para nós um momento em que fortalecemos mais a nossa caminhada e aprender que temos sempre tirar um tempo pra Deus, para revigorar e nos aperfeiçoar. Portanto, foi um momento de graça para nós enquanto casal, esposo e esposa e também como membros de uma equipe.” (Elcy e Haroldo)

Casal Equipista Elcy e Haroldo

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi! Esta frase do Retiro Anual 2016 das ENS nos deixa claro que o amor de Deus nunca nos abandona. Independente de nossos pecados, Ele nos chama para uma nova vida e assim nós nos sentimos renovados por meio do Retiro. A cada ano que participamos temos a oportunidade de nos voltar ao Pai mais intimamente como casal, pois durante o dia a dia de casados, muitos são os desafios que temos que enfrentar. Porém achamos força Naquele que nos amou primeiro e que nos escolheu para sermos uma família, um casal cristão. E é essa imagem que queremos transmitir aos outros. A imagem de Cristo Ressuscitado, um casal novo, mesmo diante de nossas limitações. Então, o que levaremos desse retiro pra nossa vida de casal será o da Boa Nova do Evangelho à nossa família e aos demais com alegria.” (Graciene e Edimar)

Casal Equipista Graciene e Edimar

“O Retiro Anual foi uma benção para nós por estarmos participando juntos, como casal. Essa é a nossa missão e devemos vivê-la com alegria. O retiro nos ensinou que devemos fortalecer nossa espiritualidade conjugal. Seguir essa vocação colocando sempre o amor e a misericórdia de Deus em nossa vida. Paz e bem!” (Geyse e Elson)

Casal Equipista Geyse e Elson

“Para nós, casal equipista, a cada ano o retiro é uma renovação e um crescimento na nossa espiritualidade conjugal, pois acreditamos que Cristo é presença viva no meio de nós. Recebemos essa luz para clarear ainda mais a nossa vivência cristã onde essa luz se torna imagem verdadeira do nosso testemunho como casal equipista. Para nós foi e é um aperfeiçoar das nossas atitudes e vivência baseado no princípio da Palavra onde Jesus mesmo diz: vem e segue-me!” (Francinete e Pedro)

Casal Equipista Francinete e Pedro

UM MOVIMENTO DO ESPÍRITO PARA TRABALHAR A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O ponto de partida para a origem do Movimento das Equipes de Nossa Senhora remonta o ano de 1938, quando o padre parisiense, Henri Caffarel, recebeu a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé.

“Façamos o caminho juntos” responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado.

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais. Surgia no seio da Igreja Católica este importante seguimento para atender à promoção da família, através do casal equipista. (Site Oficial das Equipes de Nossa Senhora)

Da Redação, José Paulo Pacheco