Inicia nesta quinta-feira, 6 de julho e prossegue até o dia 16, a festa em honra a padroeira da Diocese de Parintins, Nossa Senhora do Carmo. O tema da festa neste ano é “Maria e as vocações: na família, na igreja e no mundo” e o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, trecho tirado do evangelho de São João. O pregador do novenário é o frei carmelita José Leandro de Alencar.

O círio sairá às 18h00min da igreja matriz de São José Operário, seguindo até a Catedral dedicada a Virgem do Carmelo. Serão onze dias de festa, onde na parte religiosa, as reflexões serão desenvolvidas a partir da experiência do ano vocacional paroquial vivenciado pela paróquia de Nossa Senhora do Carmo e do ano mariano, vivenciado pela igreja do Brasil.

Para o pároco da Catedral, padre Rui Canto, a festa deste ano “visa exortar os paroquianos e os devotos da padroeira sobre a importância das vocações para a vivência do reino de Deus já neste mundo.” De acordo com o religioso, “as comissões reuniram intensamente ao longo de 10 meses e agora chegou o momento de vivenciar a mística da festa, juntamente com romeiros, peregrinos, devotos e fieis que vão participar do evento.”

Por se tratar da Padroeira da Diocese de Parintins, a festa recebe devotos dos municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Nhamundá, juntamente com significativa quantidade de devotos vindos das comunidades rurais pertencentes à Parintins. Até o dia 16, dia em que se celebra Nossa Senhora do Carmo, devem participar da festa em torno de 60 mil devotos da Virgem Maria.

Na parte social da festa, a grande atração está por conta do bingão que este ano conta com cerca de R$ 70.000,00 em prêmios, incluindo 02 motos e 01 carro 0 km.

Da Redação, José Paulo Pacheco